Esse é daqueles livros que eu leio só para entender o que se passa na cabeça do autor, que de antemão, sei que não concordo com ele, mas que acredito ser fundamental, em alguns casos, principalmente quando trata-se de política; você saber o que alguém que discorda de seus pontos de vista diz. Infelizmente, o português é pessimamente empregado, mas não tem outra forma de ter contato com o conteúdo original do autor.

Vou citar alguns trechos do livro Manual do Guerrilheiro Urbano (que está para download no link mais abaixo):

O guerrilheiro urbano tem que viver do seu trabalho ou atividade profissional, se é conhecido ou procurado pela polícia, se esta sentenciado ou esta sob liberdade condicional, tem que viver clandestinamente.manual do guerrilheiro urbano - carlos marighella download Sob tais condições, o guerrilheiro urbano não pode revelar suas atividades a ninguém, já que isso é sempre e unicamente de responsabilidade da organização revolucionária a qual pertence.

Pág. 07

Mas a característica fundamental e decisiva do guerrilheiro urbano é que é umhomem que luta com armas; dada esta condição, há poucas probabilidades de que possa seguir sua profissão normal por muito tempo ou o referencial da luta de classes, já que é inevitável e esperado necessariamente, o conflito armado do guerrilheiro urbano contra os objetivos essenciais:

a. A exterminação física dos chefes e assistentes das forças armadas e da polícia.

b. A expropriação dos recursos do governo e daqueles que pertencem aos grandes capitalistas, latifundiários, e imperialistas, com pequenas exropriações usadas para o mantimento do guerrilheiro urbano individual e grandes expropriações para o sustento da mesma revolução.

Pág. 07

É necessário que todo guerrilheiro urbano tenha em mente que somente poderá sobreviver se está disposto a matar os policiais e todos aqueles dedicados à repressão, e se está verdadeiramente dedicado a expropriar a riqueza dos grandes capitalistas, dos latifundiários, e dos imperialistas.

Pág. 07

Um conhecimento de química e da combinação de cores, a confecção de selos, o domínio da arte da caligrafia e de copiar letras em conjunto com outras habilidades são parte da preparação técnica do guerrilheiro urbano, que é obrigado a falsificar documentos para poder viver dentro de uma sociedade que ele busca destruir.

Pág. 08

Um manual do guerrilheiro urbano não poderia ser tão patético, mal intencionado e criminoso!

As pessoas que usam dinheiro público para disseminar a figura de Marighella, deveriam ser punidas com prisão!

Vou mesmo precisar citar mais alguma página? Eu convido você a ler o livro, para entender quem foi Marighella, e quem o filme diz que era um ativista pacífico e do bem… Que pregava algo bom. Tire sua própria conclusão a respeito. Tem o livro em PDF aqui para baixar, e não é pirata, o autor solicitava que se divulgasse e copiasse. Download aqui: Livro em PDF – Manual do Guerrilheiro Urbano.

Eu estou tão revoltado com isso, que acabei de gravar um vídeo para tentar expressar um pouco mais a minha indignação e revolta com esse assunto, de grande gravidade e que precisa de atenção.

Caminhão de concreto