Quero iniciar falando sobre merecimento, e trazer uma reflexão sobre o que você tem feito para ser a pessoa que você será daqui a 1 ano, 3, 5 e 10.
Porque se você não planejar, não visualizar quem você vai ser daqui a X tempo, você será a mesma pessoa de hoje, ou pior, terá regredido.

Sempre que faço algum exercício com meus mentorados de estratégia e marketing, alunos do meu conteúdo de marketing, mindset ou estratégia, ou mesmo clientes na hipnose, (sim eu atuo em mercados muito diferentes entre si), eu peço que eles visualizem quem eles pretendem ser, o que eles estarão fazendo, onde estarão, como estarão, depois de X tempo.

E o objetivo é que tenhamos minimamente uma meta, um norte para o qual iremos apontar nossa direção de proa, para que trabalhemos naquele sentido.
Como eu falo no meu Workday de definição de nicho, avatar e Roma, todas as suas ações, e comunicação, devem apontar para Roma, mesmo que você demore mais do que planejado, se você não está focando seus esforços naquele sentido, você não está indo na direção que deseja, e não irá alcançar seu objetivo.

o que voce semeia no seu negocio - planejamento - estrategia de negocios - marketing digitalEntão é preciso sempre revisitar, avaliar e ajustar as coisas, para que você tenha certeza de que está indo para o lugar que planejou. E isso deixa aqui o gancho para nos perguntarmos sobre o que tem sido semeado…

Vou contar uma história rápida para ilustrar, com uma metáfora o que eu quero dizer.

Há alguns anos, eu me mudei da capital de São Paulo, para o interior, fui morar num sítio em São Bento do Sapucaí, e minha mãe que acabou se mudando pra lá e atualmente mora nesse sítio, certa vez foi comigo a uma loja que vendia mudas de plantas e hortaliças.

Estávamos empolgados e compramos várias mudas e sementes para a horta nova!

E preparamos o local onde plantamos tudo, e quando as alfaces chegaram no ponto para colhermos, tínhamos muito, mas muito mais alface do que conseguíamos consumir, e não dando conta de comer, muita coisa estragou.

Conversando com um vizinho experiente com horta, ele riu e disse num tom de obviedade:

Ueh! Você plantou tudo no mesmo dia? Se você quer colher semanalmente, você tem que plantar semanalmente…

Porque tudo vai nascer e ficar pronto para colher, no mesmo tempo, na média. Então se você distribuir o plantio no tempo, você faz como se fossem ondas, que vão chegando em cadência, cada uma a seu tempo.

Isso ficou pra mim, como a melhor representação sobre o tempo que as coisas levam para ficar prontas versus o que eu preciso organizar e planejar para que se eu quiser colher sempre, eu tenho que ter em mente essa estrutura de ondas.

Pois, se eu quero vender todos os dias, eu preciso ofertar todos os dias, se eu quero ser saudável, eu tenho que ter hábitos saudáveis sustentados pelos meus atos todos os dias, e assim por diante.

A outra questão que eu gostaria de levantar aqui é sobre o que você está plantando.

Um abacateiro leva 3 anos para começar a produzir frutos, a alface leva de 30 a 70 dias para ser colhida, depende da época do ano, temperaturas, e tal… Uma mangueira leva de 2 a 7 anos para produzir frutos, uma araucária leva de 12 a 15 anos para produzir pinhão!

Então não adianta querer ter resultados rápidos quando você está “cultivando” um negócio que leva anos para começar a dar frutos.

Ter essa consciência nos dá paz, e nos permite, conhecendo o “ciclo de produção” do nosso negócio em especial, saber de quanto tempo precisamos trabalhar nele, sem ver os resultados acontecer, e quando cometemos o erro de desistir antes do momento da florada, que é o que antecede a produção dos frutos, e deixamos de cuidar da planta, dependendo do tipo de planta, ela morre, ou definha e torna-se improdutiva.

Planejar é fundamental para termos segurança, previsibilidade e paz de espírito nos negócios.

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