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Nessa semana aconteceram muitas coisas, legais e não tão legais, e eu acabo sempre usando esses eventos para escrever algo, e conseguir tirar lições de tudo. Às vezes parece que as coisas que não são legais, acabam nos ensinando até mais do que as legais, porque na dificuldade é que nós acabamos buscando saídas criativas para questões que são muitas vezes, o fim para algumas pessoas, e empresas também.

Acho que a resiliência é algo sensacional, e ela depende demais de inteligência emocional, e isso; quando usado de forma sensata, é muito poderoso! É assim que eu posso afirmar que eu nunca perco, no mínimo eu aprendo!

Há algum tempo atrás, um cliente de mais de dez anos, me pediu que fizesse um desconto pra ele. Porque o negócio dele dependia daquele serviço, e ele precisava de ajuda. De uma parceria.

Depois de alguns atrasos nos meses seguintes, ele me pediu para alterar a data de vencimento, do dia 10 para dia 25, e novamente, depois de alguns meses e atrasos, pediu que alterasse do dia 25 para dia 30.

Ultimamente quando o vencimento é honrado no dia 5, eu consigo usar o dinheiro para meus compromissos em cima da hora, no dia do pagamento de meus funcionários. Mas o que tem acontecido é que eu não posso contar com essa “parceira” já faz tempo.

Quando a reciprocidade não existe, o caminho é um só: Desentendimento e quebra de compromisso.

reciprocidade

E o que eu aprendi com essa história?

Aquela coisa do cliente ideal, que eu falei em outro e-mail que lhe enviei, tem tudo a ver com isso.

Eu acabo virando amigo da maioria dos meus clientes, e talvez isso seja prejudicial para os negócios, porque alguns deles confundem e abusam.

O seu cliente ideal, é aquele que honra a parte dele, não só com o pagamento, porque essa deveria ser a parte óbvia do processo, mas o seu cliente ideal não abusa, ele sabe que você trabalha no horário comercial, não espera que você viva abrindo exceções o tempo todo, acredita que o preço cobrado é o preço justo e ideal, procura entender como ele deve lhe solicitar as suas demandas, não o vê simplesmente como um fornecedor qualquer, que ele não respeita, porque você cuida dele, dos negócios dele, e ele entende que a parceira precisa ser bilateral.

Você já passou por esse tipo de situação com algum cliente ou fornecedor?

Outra máxima pra mim é que você é o seu modelo de cliente ideal. E atrai os clientes ideais naturalmente. Os que não são os clientes ideais, você não precisa aceitá-los.

E, até que eu tenha incorporado essa noção, e percebido, ao longo dos últimos dez anos, quem eu queria atender e quem eu prefiro que fique longe de mim, alguns clientes não-ideais remanescentes ficaram à margem, mas eles continuam me puxando para baixo, me atrasando, me fazendo perder tempo, sempre que eu procrastino a demissão deles, seja porque está confortável receber aquele valor, mesmo que atrasado, ou porque eu tenho dó (eu sei, é irracional).

Mas quando eu faço o exercício da validação da reciprocidade, e o cliente não se enquadra mais nisso, se é recente, eu dou um tiro de alerta, mas se ele não restaura a reciprocidade (e receio que a enorme maioria não restaure), eu acabo demitindo e me sinto mais leve, porque literalmente parei de carregar aquele peso na minha empresa.

Então minha reflexão de hoje que quero deixar contigo é:

Você tem cuidado dos seus fornecedores? Você tem atraído seus clientes ideais? Você tem sido recíproco com eles?

E a reflexão extra:

Quando você entender que você não precisa empurrar o seu produto ou serviço pro cliente comprar, porque você está fazendo um favor pro cliente, oferecendo pra ele o seu produto ou serviço, porque sim, seu produto é do caralho! (desculpe, não tem palavra melhor para definir esse tipo de produto) Você é o fornecedor ideal e vai atrair seus clientes ideais.

Como é que se diz em Minas Gerais? “Tatu cheira tatu.”

Bóra pra cima!

 

Ps.:

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