viajando de maneira diferente - Paulo Coelho

MAKTUB

Li hoje um artigo diário do Paulo Coelho, da coluna Maktub que ele escreve em seu blog, que descreve o que penso no primeiro parágrafo, e logo em seguida me faz pensar sobre o que ele disse, no segundo parágrafo. Eu ainda não havia pensado nisso, por este prisma, mas é justamente o que tento sentir, experimentar quando viajo.

Tenho passado por isso ultimamente, com cultura e costumes diferentes, e o resultado é de crescimento. Eu vejo as diferenças me agregando novos conceitos, hábitos, sabores e aromas.

Segue o artigo:

Viajando de maneira diferente – III

Procure viajar sozinho, ou – ser for casado – com seu cônjuge. Vai dar mais trabalho, ninguém vai estar cuidando de você(s), mas só desta maneira poderá realmente sair do seu país. As viagens em grupo são uma maneira disfarçada de estar numa terra estrangeira, mas falando a sua língua natal, obedecendo ao que manda o chefe do rebanho, preocupando-se mais com as fofocas do grupo do que com o lugar que se está visitando.

Não compare. Não compare nada – nem preços, nem limpeza, nem qualidade de vida, nem meio de transportes, nada! Você não está viajando para provar que vive melhor que os outros – sua procura, na verdade, é saber como os outros vivem, o que podem ensinar, como se enfrentam com a realidade e com o extraordinário da vida.

Fonte: https://g1.globo.com/pop-arte/blog/paulo-coelho/post/viajando-de-maneira-diferente-iii.html