As crenças que nos limitam

crenças-limitantes

Acabei de me deparar com um texto do Tamer, no Facebook, que aborda algo que eu sempre fui curioso sobre o assunto… trata-se de crenças limitantes, e; acredito ser algo bem interessante para se pensar a respeito.

 

>>>
Post de Valter Tamer
Facebook do Tamer: https://www.facebook.com/tamertreinamentos

Hoje, começou aqui em casa uma empregada doméstica. Pedimos que ela começasse a faxina pelo meu escritório particular. Dez minutos depois, a moça, que é morena, apareceu branca diante de mim:

Ela: “Me desculpe, mas não vou poder ficar. Estou passando mal.”

Eu: “O que houve? O que você está sentindo? (Já me preparando para correr para o hospital).

Ela: “É que eu sou evangélica e vi umas coisas lá no seu escritório que não me fizeram bem, que ferem a minha fé. O Buda ainda vai, mas o resto…”

Aí eu entendi tudo. Além de alguns Budas, tenho diversas esculturas de Orixás, do artista plástico Camasi Guimarães, uma Lakshmi, um São Jorge feito em madeira (presente da querida Priscila Uekane), Krishna e Radharani, o casal Lampião e Maria Bonita, e um quadro de Freud com um charuto na mão (dada a vestimenta e a expressão carrancuda, ela deve ter imaginado tratar-se de uma entidade das trevas). A maioria é presente dos meus alunos, que guardo com muito carinho e gratidão.

A moça, que está desempregada há dois meses, mora com três filhos menores e não recebe pensão dos pais das crianças preferiu ficar desempregada. Pegou suas coisas imediatamente e saiu.

O sistema de crenças é nosso maior filtro mental. Contra crenças não há fatos. Em última análise, somos o conjunto de nossas crenças e valores. Não se discute futebol, política e religião porque são crenças.

A maioria das crenças é herdada dos pais e do ambiente em que fomos criados. Vale investir um tempo para identificar e avaliar suas crenças. Você descobrirá que muitas delas te limitam. Pode ser até que já não façam o menor sentido para você ou estejam em desacordo com sua fase de vida atual. Se você está vivendo uma crise existencial, pode crer, é um conflito de crenças e valores.

Agora, quem está em crise sou eu. Será que ela saiu achando que eu tenho parte com o “coisa ruim”?