O Príncipe – Maquiavel

– “São tão simples os homens e obedecem tanto às necessidades presentes que quem engana encontrará sempre alguém que se deixa enganar”.

Nicolau Maquiavel, em O Príncipe

O Príncipe - Nicolau MaquiavelDo livro que criou o termo “maquiavélico”, eu não podia escapar! Havia lido este livro quando eu tinha 15 anos de idade, nas minhas investidas pela biblioteca municipal em São Paulo, e na época não sei o quanto consegui aproveitar do conteúdo, porque Maquiavel é com certeza um autor importante para se ler e conhecer, mas apesar disso, minha opinião sobre este livro é que ele é extremamente chato, apesar de útil. Então estou “relendo” este livro e uso aspas porque desta vez estou ouvindo um audiolivro enquanto corro às 5h00 da manhã! hahaha

A questão é que para algumas pessoas, as coisas parecerão muito óbvias, e este não é um livro que conta uma história. É um tratado político.

Num texto rebuscado e complexo, ele expõe o tema como se fosse um guia para um príncipe governar.

“A natureza dos homens soberbos e vis é mostrar-se insolentes na prosperidade e abjetos e humildes na adversidade”.

De leitura pesada, este é daqueles livros para se ler quando você não está com sono, e esteja com paciência. Mas tem algo extremamente interessante nele: Apesar de complexo, ele sintetiza o mecanismo de governo e os aspectos da guerra e política que o cercam. E isso não mudou nada desde 1513, ano que foi escrito.

É um livro escrito para Laurentio Medici, o governante da época em Florença.

E destaca como qualidades fundamentais:

  • Piedade
  • Fidelidade
  • Humanidade
  • Integridade
  • Religiosidade

Um vídeo excelente, do Canal Ler Antes de Morrer no YouTube, cita com riqueza esse livro, e pode lhe trazer uma cor melhor quando você olhar para ele e ler minha opinião, para que o tédio que eu citei, não o afaste deste conteúdo importante, que todo mundo deveria conhecer. Pois a garota que fez o vídeo, apaixonou-se pelo livro… E talvez seja o que precisemos na vida: Paixão.

Se você quiser comprar o audiolivro, a Universidade Falada vende O Príncipe, de Maquiavel, neste link: https://www.universidadefalada.com.br/o-principe-maquiavel-audio-livro-mp3.html

Se você quiser comprar o livro físico, compre pelo meu link de afiliado, no Submarino, e ajude a manter este blog: http://compre.vc/v2/11605448c98

E indo mais fundo sobre o assunto, assista este vídeo, tem abordagem diferente do vídeo acima, e vai além da versão apaixonada (que eu acredito que seja excelente), e que tem grande valor: