Frequentemente vi, nesses últimos 25 anos com negócios digitais, empresas e pessoas tirando o deles da reta porque não entendiam que admitir o erro, funcionaria muito melhor do que apontar para alguém e dizer que não era culpa deles, mas daquela outra pessoa, que às vezes nem participava do projeto envolvido.

parar de errarVi isso acontecer com funcionários meus, com clientes meus, funcionários de clientes meus, parceiros de negócio, fornecedores de clientes meus que precisavam interagir comigo ou minha empresa, e claro, comigo! Eu também , até algum momento, procurei culpados para erros meus e da minha equipe, ou da minha empresa inteira.

MAS… Quando eu percebi que isso era tóxico para mim, meus funcionários, clientes e qualquer envolvido, comecei a buscar formas de evitar que eu fizesse isso, que já era um processo automático. Precisei mudar processos e hábitos, na empresa e em mim, e criar cultura para alguns clientes não abusarem da desorganização deles. Então fui descobrindo formas de melhorar os processos e criar uma prevenção para isso.

Ainda trabalho nisso para que não se repita, e às vezes preciso de um toque de alguém para dar um passo atrás e corrigir o rumo da coisa. Mas a consciência desse hábito, me fez manter as antenas ligadas e detectar na maioria das vezes quando isso tende a acontecer.

Me diz aqui nos comentários:

  1. Isso acontece com você e com sua empresa?
  2. O que você faz para evitar?
  3. Você acha que você se vitimiza quando é cliente de alguém, ou põe a culpa nos outros quando você é o fornecedor?