Não me peça de graça a única coisa pela qual eu posso cobrar
A primeira frase não é minha, um de meus mentores, Victor Damásio, citou ontem num programa de mentoria onde eu sou anjo de alguns alunos mentores.
Mais tarde, uma das minhas querubins protegidas me indicou a fonte da frase, que na verdade é um pouco diferente, a frase original é:
“Não me peça de graça a única coisa que tenho para vender.”
Cacilda Becker
Ela é um levante para aquelas pessoas que não percebem ou fingem que não percebem, que profissionais de serviços vivem de seus serviços. E aquela “ajudinha rápida”, é algo que custou tempo e dedicação para o profissional se preparar e poder ajudar, resolver àquelas demandas de forma rápida.
E esse investimento pessoal dos profissionais em geral, nem sempre é reconhecido.
Mas como quem me conhece, sabe que eu sou assertivo no que falo, creio que ninguém vai ficar ofendidinho com isso.
Quero descrever um momento que poucas pessoas talvez entendam e comunguem comigo nessa percepção, mas acho importante alguém dizer.
Sabe quando você é dentista, médico ou advogado, e um amigo ou conhecido pede uma consulta contigo, e faz questão de pagar? Eu ADORO isso. Sabe o motivo?
Porque prestar serviços para amigos e conhecidos, e ser reconhecido como o profissional que sou, me dá prestígio, me valoriza, me orgulha.
Você já passou por isso? Já sentiu esse prestígio, esse valor?
E por que não podemos valorizar quem está na nossa rede de contatos, de amigos, de familiares, e os recompensar pelo serviço deles? Por que algumas pessoas acham que os profissionais amigos devem prestar o serviço deles de graça?
Eu pago com o maior gosto tudo o que eu posso contratar de meus amigos, e familiares também. E não sinto que seja menos ajuda da parte deles se eles disserem o preço assim que eu solicitar a ajuda.
O que você pensa sobre isso?
Meu Instagram:
@guernieri
Meu site:
https://www.beshift.com.br
Meu blog:
https://marceloguernieri.com.br
Meus links de indicação:
https://linkbio.live/indicacoes-guernieri
Meus Links:
https://linkbio.live/guernieri
Meu livro: Não seja MEDÍOCRE
https://linkbio.live/nao-seja-mediocre