Da série “filmes que recomendo”
A caça (2013)
Esse é um daqueles filmes que não pode faltar na sua lista de assistidos… o ator Mads Mikkelsen (série Hannibal) manda muito bem… o mote do filme é o preconceito e o julgamento antecipado de pessoas com base em mal entendidos ou fatos que nunca aconteceram, mas por antecipação, as pessoas destroem a reputação de alguém, e em alguns casos, a vida.
Sinopse:
“Lucas acaba de dar entrada em seu divórcio. Ele tem um novo emprego na creche local, uma nova namorada e está ansioso pela visita de natal de seu filho, Marcus. Mas o espírito de natal desaparece quando Klara, uma aluna de cinco anos de idade, faz uma acusação de abuso contra Lucas, o que desencadeia o ódio de toda a comunidade em que ele vive.”
Filme dinamarquês, do gênero drama.
E esse filme me fez lembrar daquele caso que aconteceu em 1994 em São Paulo, com os donos da Escola Base, que foram acusados de abuso sexual e a imprensa (inclui-se Globo) antecipou um julgamento e claro, por conta do interesse popular que um caso desses levanta. E mais tarde os donos foram inocentados, nesta notícia, é citado que as indenizações passavam de R$ 8 milhões, e a Globo, em outra notícia, estava apontada como culpada e seria forçada a pagar mais de 1,3 milhão de reais para os donos da escola.
Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2610200609.htm (Indenizações do caso Escola Base já superam os R$ 8 mi) e https://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/12/caso-escola-base-rede-globo-e-condenada-pagar-r-135-milhao.html (Globo condena a pagar 1,35mi de reais)