Leandro Karnal apaga foto e justifica jantar com Moro após sofrer críticas
Este é o título de uma enxurrada de publicações nesta semana… E eu gostaria de chamar a atenção a um aspecto que se herda com isso.
Primeiro: resumindo a história que aconteceu, se você já não souber… O Karnal jantou com o Moro e tirou uma foto, que postou em seu Facebook e foi vaiado por seus seguidores, pois ele tem fama de ser esquerdista e não poderia se encontrar com um cara de direita num lugar que não fosse um campo de batalha, em oposição, claro.
Agora vamos ao que eu acho…
Primeiro, que não vim crucificar o Karnal, gosto dos textos dele e eles não me tornam nem um pouco esquerdista. E julgar se ele devia ou não excluir a foto, não cabe a mim. Nem a você!
Que merda é essa de ter que estar de um dos lados polarizados? Porque não se pode sentar todo mundo junto e encontrar soluções comuns, que todos concordem, ou que aguentem, em prol da maioria, ou em prol do bem comum, simplesmente? Agora se eu sou de direita eu não posso ter um amigo que seja de esquerda? Apesar de não concordar com as ideias e aspirações deles, eles podem sim me trazer algo a agregar na minha vida. E inclusive em minhas opiniões políticas também! Não se pode confundir uma pessoa de esquerda, um comunista ou um socialista, com um corrupto. Apesar dos exemplos de corrupção estarem muito ligados ao pessoal de esquerda, a direita não é nem um pouco santa viu? Basta prestar atenção, é tudo farinha do mesmo saco. E o que temos que fazer com isso? Equilibrar nossas opiniões.
Senão seremos joguetes (como já somos) pro resto da vida. Que pessoas mal intencionadas de direita e de esquerda vão manipular e colocar-nos uns contra os outros, por uma guerra que não compensa. Afinal, nenhuma guerra compensa.
Saindo um pouco numa tangente, já que me ocorreu agora, eis porque não compensa:
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Nenhum motivo explica a guerra
Arnaldo Antunes / Chico Neves / Altair / Ando / Cosme Augusto / Jairo Cliff / Joel Dias
Nenhum motivo explica a guerra
Nem a grana
Nem a ganância
Nem a vingança, nem avanço industrial
Nem esperança, nem o ideal
Nem em nome do bem, contra o mal
Nenhum motivo explica a guerra
Nem a sede de poder
Nem o medo de perder
Nem a ira
Nem a mentira
Nem a conquista territorial
Ninguém tem que fazer o que não quer
Nenhum motivo explica a guerra
Ninguém precisa ser o que não é
Nada justifica não
Nenhum motivo explica a guerra
Nem cobiça, nem controle populacional
Nem vergonha, nem orgulho nacional
Nem a crença, nem a defesa
Nem a raça, nem a fé
Ninguém tem que seguir o que não crê
Nenhum motivo explica a guerra
Ninguém tem que fazer o que não quer…
Grana, ganância
Sede de poder
Ira, mentira
Medo de perder
Defesa, vingança
Raça, fé
Esperança
© BMG
BRGP0500019, AfroReggae, “Nenhum motivo explica a guerra”, Geléia Geral / WEA, 2005
Nenhum motivo explica a guerra
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
E o Arnaldo Antunes estava muito certo quando escreveu isso…
Por que nós temos que ter um lado? Por que temos que ser inimigos de quem está do outro lado? Por que temos que lutar contra a aproximação deles? Ninguém do lado de lá tem ideias interessantes que possamos aproveitar? Ou usar ideias de “concorrentes” nos faz menos decentes? A ideia principal não é termos um meio de convivência mais justo, melhor e mais avançado?
Então se você ainda pensa que estar do outro lado é ser seu inimigo, é melhor você parar para pensar um pouco. Sem considerar os “pensadores” que te influenciam… Mas considerar o que é lógico.
E veja bem, eu não estou defendendo nenhum filho da puta não, seja de partido X ou de Y. De direita ou esquerda, eu sou declaradamente contra o comunismo, socialismo e qualquer linha de pensamento de esquerda que insista em tolher o crescimento e desenvolvimento, mas não é por isso que não ache que algum autor de esquerda não tenha dito algo útil. Vamos deixar de ser infantis e limitados, vamos começar a pensar? Vamos dar as mãos e construir um futuro melhor ou ficar aqui brigando porque eu torço pro verde e você torce pro azul? Que porra é essa?