“A sabedoria é filha da experiência.”
Da Vinci
Foi pensando nessa frase que resolvi escrever para você hoje.
Ontem eu participei de um evento do meu mentor Victor Damasio que durou o dia inteiro. Foram muitas sacadas, muitos insights e exercícios para afiar o machado e preparar os próximos passos.
Foi bom estar ali, presencialmente, é o primeiro evento presencial que eu participo nos últimos dois anos. A energia é absolutamente melhor quando estamos ali, conhecendo pessoas que antes só tínhamos contato virtual.
E, observando as pessoas no evento, se emocionando, anotando tudo, focadas em tudo o que o Victor dizia lá na frente, era inevitável analisar e imaginar o que essas pessoas estavam aprendendo ali, o que havia de crescimento para cada um.
E eu mesmo tive 2 sacadas que o Victor chama de sacadas de 100k, são aquelas sacadas que você acredita que podem te fazer ganhar ou economizar 100 mil reais.
Várias sacadas de 10k também foram identificadas e meu caderninho foi ocupado sem dó, com tanta coisa que pulava na minha frente como oportunidade.
Mas quero falar sobre algo que para mim, anda junto com a sabedoria, e esta, em alguns momentos passa na frente, mas que considero que seja mais importante que a sabedoria.
Estou falando de experiência.
É a coisa de experimentar essas situações do dia a dia, ou esses eventos, experienciar fatos e coisas que nos fazem crescer, e afiar nossa sabedoria, e o melhor de tudo, literalmente nos tornar experientes!
Já pensou sobre o significado mais raiz dessa palavra?
Valorizo demais isso. E acredito mesmo que dom sem experiência não vale nada mais do que a experiência sem dom, na verdade, pra mim, vale menos. Porque já vi profissionais talentosíssimos que não tinham experiência, cometerem erros absurdos, ou terem baixa produtividade.
Ao passo que profissionais que não tinham o “dom”, mas que praticavam muito, se valiam da experiência para cometer menos erros, e focar nos acertos.
É sobre isso que foi o evento de ontem. Na sua maioria do tempo, sob a minha ótica.
E me faz refletir se nesses 25 anos trabalhando com a minha agência, eu consegui transmitir toda a minha dedicação para meus clientes, parceiros e colaboradores.
É baseado justamente numa minúscula parte dessa experiência que eu farei o próximo Workday no dia 7, e o que eu desejo, é que eu consiga transmitir absolutamente tudo o que eu aprendi, acumulei e experenciei sobre o assunto que iremos trabalhar.
Eu ouvi as duas sacadas do Victor, várias vezes durante as reuniões de mentoria, mas só as identifiquei como oportunidades para mim, num clique que eu tive na hora lá no evento.
É para isso que servem esses grupos, mentorias, eventos… Te expor com mais frequência a algo, que numa hora ou noutra, você vai estar sincronizado razoavelmente com aquilo, a ponto de perceber que pode ser aplicado na sua vida, ou negócios.
Onde está os eu foco, na sabedoria ou na experiência?
Você afiou seu machado ontem? Vai afiar hoje?
Bóra pra cima!
Ps1.: Se você faz lançamentos, e apesar de estar fazendo tudo o que a cartilha manda, não sabe o que está havendo, mas não tem vendas, ou se você ainda não faz lançamentos e quer ter uma informação que é um dos 3 pilares MAIS IMPORTANTES de todo lançamento, me envie uma mensagem, eu farei um Workday no dia 7/12 que você não pode deixar de participar. Será sobre definição de nicho, avatar e Roma. Mas de uma forma avançada, não é o blablabla que você encontra em tutoriais no YouTube, é o dia inteiro trabalhando de mão na massa para você definir isso pro seu próximo lançamento.
Meu livro: Não seja MEDÍOCRE
https://linkbio.live/nao-seja-mediocre
Meu Instagram:
@guernieri
Meu site:
https://www.beshift.com.br
Meu blog:
https://marceloguernieri.com.br
Meus links de indicação:
https://linkbio.live/indicacoes-guernieri
Meus Links:
https://linkbio.live/guernieri