A inutilidade e o amor

Gravei um vídeo agora mesmo, para colocar um pouco mais de emoção na coisa, e se você curte vídeos, talvez gosta de assistí-lo, eu leio o texto abaixo na íntegra, e tem um nascer do sol esplêndido que eu mesmo gravei, em São Bento do Sapucaí!

O vídeo é este, e abaixo dele está o texto na íntegra:

A inutilidade e o amor

Ter que ser útil pra alguém é uma coisa muito cansativa. É interessante você saber fazer as coisas, mas acredito que a utilidade é um território muito perigoso porque, muitas vezes, a gente acha que o outro gosta da gente, mas não. Ele está interessado naquilo que a gente faz por ele. E é por isso que a velhice é esse tempo em que passa a utilidade e aí fica só o seu significado como pessoa. Eu acho que é um momento que a gente purifica, né? É o momento em que a gente vai ter a oportunidade de saber quem nos ama de verdade.

Porque só nos ama, só vai ficar até o fim, aquele que, depois da nossa utilidade, descobrir o nosso significado. Por isso eu sempre peço a Deus para poder envelhecer ao lado das pessoas que me amem. Aquelas pessoas que possam me proporcionar a tranquilidade de ser inútil, mas ao mesmo tempo, sem perder o valor.

Quero ter ao meu lado alguém que saiba acolher a minha inutilidade. Alguém que olhe pra mim assim, que possa saber que eu não servirei pra muita coisa, mas que continuarei tendo meu valor.

Porque a vida é assim, fique esperto, viu? Se você quiser saber se o outro te ama de verdade é só identificar se ele seria capaz de tolerar a sua inutilidade. Quer saber se você ama alguém? Pergunte a si mesmo: quem nessa vida já pode ficar inútil pra você sem que você sinta o desejo de jogá-lo fora?

É assim que descobrimos o significado do amor. Só o amor nos dá condições de cuidar do outro até o fim. Por isso eu digo: feliz aquele que tem ao final da vida, a graça de ser olhado nos olhos e ouvir do outro: “você não serve pra nada, mas eu não sei viver sem você”.

Esse texto é atribuído ao Padre Fabio de Melo, mas eu não consegui verificar a autenticidade desta autoria, se você tem alguma informação que fundamente isso, me avise que eu creditarei aqui a autoria.

Sou Marcelo Guernieri, mentor de estratégias de transformação.

Quer receber minhas newsletters de sexta-feira? Inscreva-se aqui: https://linkbio.live/news-mg

Meu Instagram:
@guernieri

Meu site:
https://www.beshift.com.br

Meus links de indicação:
https://linkbio.live/indicacoes-guernieri

Meus Links:
https://linkbio.live/guernieri

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é humano? * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Scroll to Top